quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

E sempre mudei de ideias...aqui está o meu blog!

Todos os posts anteriores foram escritos no gupo de facebook, mas a partir de agora vou começar a escrever só aqui. Já não escrevo há quase 1 semana e muito se passou por aqui
.

 O fim-de-semana foi de festa. Todos os fins de semana são de festa nesta cidade, mas quem faz a festa são os "malai" (os estrangeiros) e as festas são sempre em casa de estrangeiros, o que não quer dizer que não se acabe na única discoteca de Dili (que ainda não fui). É pouco frequente ver Timorenses numa festa dos "malai", o que acho mal, mas acaba por acontecer em todos os sítios onde a comunidade de Portugueses é grande e há uma grande disparidade social entre os locais e os estrangeiros! Nós ainda não tivemos grande contacto com Timorenses mas quando começarmos a dar aulas e quando pusermos os nossos projetos em acção, vamos ter oportunidade e vamos tentar mudar esta tendência! As festas são sempre animadas e é uma boa oportunidade para conhecer pessoas. Já conheci imensa gente por cá entre portugueses, franceses, italianos, australianos, espanhóis, brasileiros,...e depois é uma grande ajuda viver com a Inês e a Mariana que já conhecem meio mundo e nos facilitam a integração.
A festa na nossa mansão no Sábado correu super bem, esteve cheia de gente, cheia de bebidas, comida, música, conversa e boa disposição. Até eu fui DJ...estava a tentar por a malta a dançar, mas aqui parece que se divertem mais paradinhos, não consegui! 

Dia seguinte.."hangover" mas um belo dia de sol! A casa claro, virada de pernas para o ar. Fomos até à praia dos Portugueses, uma praia brutal, água transparente, areia clarinha e estrelas do mar (eu não as vi porque se tinha de ir um bocadinho para o fundo e a minha disposição não estava no auge.) 


Falando agora de trabalho, começámos Segunda-Feira com uma reunião na Universidade. É inacreditável como é difícil nos entendermos com os Timorenses, mesmo que falem Português, passo a explicar: tivemos uma reunião com o Sr.José, vice reitor dos assuntos dos estudantes, um senhor muito simpático, muito bem disposto e cheio de vontade que comecemos a trabalhar! A questão é que desde o início das reuniões com a Universidade que se entendeu que iamos ter 2 projetos diferentes, como já expliquei num post anterior. Agora percebemos que não...que é só um. Afinal só vamos dar formação a alunos que estão envolvidos no projeto da produção de algas e caranguejos na comunidade vizinha, Liquiçá...tudo bem, mas até percebermos isto não foi fácil! Estivemos a ver uma apresentação powerpoint em Tétum traduzida pelo Sr.José onde nos explicaram como funciona a produção, que problemas é que eles têm e basicamente eles têm os conhecimentos técnicos em ambas as produções mas falta-lhes a noção de gestão..a noção de optimização e para isso estamos cá nós! Só para terem noção da ineficiência da produção, eles produzem 5 caranguejos por dia, quando têm capacidade para produzir 200!! Têm capacidade e existe procura suficiente!
Sábado vamos bem cedinho a Liquiçá com o coordenador deste projecto, o Sr.Armindo..vamos conhecer o "chefe de suco" (chefe da comunidade) e ver com os próprios olhos como funciona tudo isto e como funciona também a cabeça destes Timorenses!! Vai ser um desafio falar com as pessoas de Liquiçá pois é muito improvável que falem Português e digamos que o nosso Tétum não está famoso!

No CJPAV tivemos uma reunião, mas só foi o Francisco e o Hugo lá. Ficámos de voltar lá amanhã para decidir quando fazemos o "workshop" e qual será o público do mesmo.

Na Terça-Feira fomos à TT ter uma reunião com a Dra.Isabel para conhecer a Sandra, o novo elemento do departamento de RH que vai trabalhar connosco e nos vai ajudar e fornecer a informação que precisamos. Percebemos nesta reunião que o programa de retenção que temos de fazer é apenas para os quadros-chave da empresa, para apenas 30 pessoas, o que nos facilita o trabalho.
O dia da semana reservado à TT é Sexta, vamos ter uma sala para trabalhar lá. Em relação ao carro...não há carro para ninguém e hoje vamos devolver o nosso amarelinho! :(

Coisas de casa..o meu "team mate" Hugo esteve 3 dias com febre e com todos os sintomas que apontavam para o dengue. Anda aqui um surto de dengue perigoso, temos de estar sempre a pôr repelente! Ontem fomos com o Hugo ao médico da GNR (pq como foi feriado ontem a clínica Portuguesa estava fechada..mas ainda bem porque fomos muito bem recebidos e ficámos com os bons "connects" na GNR para futuras idas ao médico) mas só ao 5º dia de febre é que se deve fazer o teste da dengue e como ele hoje acordou sem febre, pensamos que talvez não seja! 
Mas como se não bastasse, hoje temos o "team mate" Francisco meio queixoso!
Eu continuo a prevenir-me com o repelente que a médica da GNR nos deu, entretanto tenho de mandar vir de Portugal mais porque o de cá é uma bela porcaria.

Ontem depois do médico e depois de deixar o Hugo em casa fomos até à praia passar o bocadinho do costume e depois parámos num bar na marginal e eu e o Mário saciámos a nossa vontade de comer camarões e pedimos um "Cream Garlic Prawn" óptimo!

Hoje vamos tratar de começar a planear as formações e os "workshops". Amanhã temos reunião com a Cooperativa das Flores (que esteve a adiar até agora esta reunião) e vamos finalmente ver se iniciamos este projeto em que o Hugo e o Pedro vão ser os responsáveis.

Isto não interessa a ninguém mas decidi partilhar...ontem em vez de me deitar como uma pessoa normal na cama, decidi saltar para a cama...partindo assim o estrado da cama em 2 bocados. Vou então ter que dormir numa cama partida mais uns dias até me mudar para a nova casa! Não basta estar com insónias (calculo que por causa do maldito comprimido da malária, pois nunca tive insónias), ainda tenho de dormir numa cama torta!

E é tudo, por hoje.

Beijinhos





Sem comentários:

Enviar um comentário