sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Então bom dia para esses lados! :)

Ando preguiçosa para escrever, desmotiva-me esta desorganização de posts! Pensei em criar um blog mas desisti a meio, vou mesmo ficar por aqui. Ficava mais contente se alguém soubesse como manter os meus posts por ordem cronológica! E Porque ando preguiçosa, a explicação dos projetos com os quais estamos envolvidos vai ser quase "copy paste" da explicação do meu "team mate"" Mário Bica (Obrigada Mário!)

Quarta Feira tivemos uma reunião no CJPAV (Centro Juvenil Padre António Vieira) onde fomos apresentar o MOVE e tentar colaborar com eles nos projectos de microcrédito que fazem. Correu tudo muito bem, eles gostaram de nós e ficou combinado fazermos um Workshop de Criatividade e Inovação, e depois avançar com um novo grupo de microcrédito, seleccionado por nós, a quem vamos dar formação e depois acompanhar activamente durante o período do empréstimo.

Isto é muito bom para nós porque no fundo candidatámo-nos a um projecto de microcrédito, mas porque o acordo com o banco está por concluir e não temos ainda crédito para dar, assim vamos fazendo o mesmo, mas com a única diferença de que o dinheiro que está a ser emprestado não é "nosso".

Ainda na quarta-feira tivemos uma reunião na Universidade Nacional de Timor Leste (UNTL) com o Sr. José, que é o Vice-Reitor para os Assuntos dos Estudantes. Temos 2 projetos diferentes com a Universidade,um deles é dar aulas de "Gestão e Empreendedorismo" aos alunos finalistas; é um módulo aberto a 60 alunos finalistas, em turmas de 15, em que cada aula são 120min; o outro projeto consiste em dar formações e fazer acompanhamento aos alunos que estão responsáveis por apoiar uma comunidade que fica a 30 minutos de Dili, Liquiçá. Esta comunidade dedica-se à produção e venda de algas e caranguejos de lama..basicamente nós vamos perceber o que se pode melhorar na produção e na venda e tentar otimizar este negócio desenvolvendo um plano de negócios: indo não só regularmente a esta comunidade, como instruindo os alunos responsáveis na ótica da criação de sustentabilidade.

Vamos deixar de ter o carro que no emprestaram e a TT não nos vai dar carro!! A nossa vida vai mudar a partir de agora..vamos ter de andar de taxi(a viagem é 1dólar dentro da cidade de Dili e os taxis não funcionam à noite. De modo que a única solução passa por pedir boleias e fazer muitos amigos.

Este últimos dias têm sido algo repetitivos: acordar, tomar o pequeno almoço, começar a trabalhar no Pc, ir comprar o almoço ou então ir ao mercado comprar para fazer em casa, trabalhar a tarde toda e ao final da tarde ir até à praia dar um granda mergulho! Esta rotina vai mudar. Estes dias o trabalho tem sido mais chato porque estamos a fazer trabalho de pesquisa para o projeto da Timor Telecom.

Entretanto hoje fizemos a nossa primeira reunião de "casa", para fazermos um ponto de situação do que corre mal e bem! Esta reunião é para se repetir frequentemente...já sabemos que não é fácil viver com outras pessoas, ou que pelo menos nos temos de ajustar para não criar conflitos..pois nós para além de vivermos juntos, trabalhamos juntos o que vem reforçar a importância desta reunião. Mas a malta está-se a dar muito bem!

Há pormenores que me vou esquecendo de contar..acho que já referi que o supermercado é caro..ou pelo menos é equivalente aos preços de Portugal. Fica mais barato comer fora do que cozinhar em casa. Nós almoçamos quase sempre fora, claro que nos restaurantes onde os "locals" vão, não nos restaurantes internacionais. Pagamos 2Dólares e comemos um bom prato de arroz, (búfalo ou frango), vegetais e uma Coca-Cola. Fica bastante barato!

Entretanto quem me viu antes de vir para Timor e achava que estava magra...vai ter uma surpresa quando eu chegar a Portugal. Aqui em casa eu sou a única rapariga e sou oficialmente a que mais como de todos!! (Por isso é que o Mário me postou a foto aqui no grupo)! De facto não é normal..mas e saudável..estou a comer tudo o que não comi nestes últimos tempos!

Acho que já estou a escrever demais e obrigada a todos os que chegaram a esta parte final do texto! Estes são os meus verdadeiros amigos :) ahahaha

Ah, estamos de fim-de-semana e por isso hoje vamos "para os copos"! Amanhã temos uma festa na nossa mansão organizada pelas meninas que aqui vivem, é uma festa de despedida porque no final do mês vamos todos embora daqui. Aproveitando o Carnaval, esta festa tem dress code: vestimenta de "local".

Muitos beijinhos a todos

Sem comentários:

Enviar um comentário