segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Boas :)
Pronta para mais uma semana de trabalho depois de um fim-de-semana espetacular!

Sexta-feira tivemos 2 reuniões, uma com a Cooperativa de flores e outra no CJPAV.
No CJPAV combinámos reunião às 16h, às 16h lá estava equipa MOVE preparadíssima para mais uma reunião quando nos dizem que a Sra. Rosalina estava na missa, pois bem, fomos até à missa, esperámos um bocado e depois fomos chamados pelo Sr.João que nos disse que a Sra.Rosalina estava doente com um problema de estômago. Fizemos a reunião com este senhor, reunião essa inconclusiva, como a maior parte das reuniões que temos. Mas apesar de não sabermos muito bem qual é o público do workshop e qual a informação que querem, pois não conseguimos perceber se devemos focar mais na parte de conceitos financeiros ou se, por outro lado, nos devemos focar mais na área da criatividade, empreendorismo e oportunidades de negócio, decidimos avançar com um “mix” de informação e amanhã apresentamos para perceber se está de acordo com o que o CJPAV queria.

Como já referi em posts anteriores, a comunicação não é fácil…embora alguns falem “português”, este “português” é bastante limitado.

Na reunião com a DNC estava o Sr.António, que está em timor desde 2000, foi uma reunião de trabalho com muita conversa “extra-trabalho”, visto que somos novos aqui o Sr.António, muito simpático, falou-nos um bocado sobre o que foi e o que é Timor-Leste, percebemos melhor como lidar com os timorenses e porquê, e mais uma vez quando se fala de segurança o “carro” vem à conversa e realmente, por cada conversa mais séria que temos, percebemos que ter carro aqui é bastante importante, mas de facto não me vale pensar no assunto, pois o carro não vai existir. Ainda temos o carro emprestado, porque a dona do carro partiu um braço mas vamos entregá-lo amanhã.

Carro e segurança, é fácil de perceber a ligação. Durante o dia existem muitos táxis e é seguro andar neles, desde que eu ande com um rapaz (não convém andar sozinha nem na rua nem nos táxis), embora eu ache que não há grande perigo em relação a andar na rua sozinha…
À noite a história é outra. Não há táxis, não convém mesmo andar sozinha na rua e sem carro não se vai a lado nenhum. Por isso a questão da segurança.
As eleições presidenciais são daqui a 1 mês e ouvem-se opiniões muito diferentes: os GNR’s avisam que não vai ser pacífico, pois é habitual os partidos pagarem ao povo para criar instabilidade nas ruas; outras pessoas dizem que não vai haver problemas. Anyway, o “não ser pacífico” parece-me a mim que não é muito grave, basta não andar tão exposto na rua (estando sem carro isto resume-se a não sair de casa). 
Eu vou estar cá para ver.









Sexta-feira não houve tempo para “lazer”, para não dizer “festa”. Sábado tínhamos programada uma visita à comunidade de Liquiçá para recolher informação sobre a produção de algas e caranguejos. Partida às 8h30 da UNTL com o Sr.Armindo (na foto em cima) e o Sr.Manuel, que fez o papel de tradutor. Liquiçá fica a cerca de 30 minutos de Dili, chegámos e fomos a uma feira que vendia algas para recolher informação sobre o preço que praticam, a quem vendem, quanto produzem, etc, etc.

Depois fomos até ao local de produção de caranguejos e algas, local esse que é uma praia (foto) com muita lama e cujas pernas se enterram até quase aos joelhos. Claro que tem de vir a pergunta clássica: ”há crocodilos aqui?” O Senhor responde que sim com uma serenidade incompreensível. Posto isto perguntei-lhe se o crocodilo era mau (pergunta completamente descabida, mas depois da tranquilidade dele tive de perguntar). O senhor disse que era “amigo”, mas sabemos bem que isto era para não nos assustar. Para além deste animal inofensivo ainda é costume haver cobras por lá…


Falando de bichinhos mais simpáticos, os caranguejos são produzidos em gaiolas feitas de bambu(foto), demoram cerca de 2 semanas até ficarem com 1Kg prontinhos para comer.


As algas crescem a partir de uma semente que é posta numa corda no meio do mar e depois demora 45 dias até ficar boa. Tem de ser lavada todos os dias no mar e pode-se vender húmida ou seca, depois de alguns dias ao sol. Nós fomos ver em barquinhos mínimos, eu fui com o Chefe do grupo produtor e os 4 “team mates” foram 2 a 2. Durante esta mini viagem de barco tentei aplicar o meu tétum, que tenho estudado bastante(é mesmo verdade), mas não tive muito sucesso pois há muitas palavras que ainda não sei e a pronúncia tem de ser boa senão eles também não percebem. 









Na viagem de volta para Dili a Mariana decidiu ir na caixa aberta da carrinha com o Mário e com o Hugo…resultado: escaldão geral mesmo com creme proteção 50. O sol aqui não dá tréguas, é do pior e eu candidato-me com alguma frequência para escaldões. 


Chegados a Dili à hora de almoço fizemos uma sesta, fomos ao supermercado e eu ainda fui à GNR buscar uns medicamentos para o Xico, que tem estado doente estes dias. 
Hoje fui com ele à GNR e o enfermeiro suspeitou de malária, ele fez o teste do dengue e da malária e ambos deram negativo, de maneira que não se sabe bem o que ele tem, mas hoje está melhor e esperemos que não volte a piorar. 

Sábado foi então noite de “festa”, só o Hugo e o Mário é que me acompanharam. Fomos ao “ponto de encontro” ou “bar do Carlos”, que é o sitio “in” de Dili, é um bar de madeira com uma pista de dança grande e muito kuduro (!!!!!).




Domingo foi um dia para repetir. O amarelinho "levou-nos" até à praia do Cristo Rei, onde estacionámos e fomos a pé para a praia dos portugueses, temos de andar pelo meio da montanha para a atravessar porque o nosso amarelinho não chegaria inteiro com o mau estado da estrada até lá.

Timor é considerado um dos melhores sítios para fazer mergulho/snorkling e esta praia, visto que o mar é completamente transparente, é um bom sítio para o fazer. Aproveitámos que estávamos com pessoal que tinha equipamento para fazer snorkling e andei por lá a passear no mar, vi peixes de vários tamanhos, feitios e cores, estrelas do mar azuis entre outros seres estranhos. Espetacular até me lembrar do crocodilo e voltar para terra.














Quando chegámos à praia esta senhora estava a assar pernas de frango, quando saímos já grelhava o peixe que o marido, I guess, pescou. Pedi para tirar uma foto em tétum "bele hasai foto ida?"








Voltámos para ao pé do amarelinho e fomos ver o pôr-do-sol e beber uma água de coco à praia da areia branca.




Esta semana vai ser mais uma semana de reuniões e preparação de aulas para a UNTL. Vai ser também uma semana de mudanças, para minha infelicidade mudamo-nos quarta-feira de casa. 


Hoje saiu a revista activa, para quem quiser ver:
http://aeiou.activa.pt/belezaesaude/cabelos/2012/02/24/transformamos-o-visual-das-atrizes-margarida-e-mariana-martinho


Aproveito ainda para dizer que entre o dia 30 de Março e 9 de Abril vamos tirar uns dias para viajar por Bali, Lombok e Gili, quem tiver interessado em vir até cá, era um bom programa e eu ficava muito contente! 

Muitos beijinhos,

MM




















1 comentário:

  1. Fotos magníficas e, pelos vistos, terás de ter alguma paciência nesse 3º mundo. diverte-te e um bom trabalho =)
    beijinho* lucio

    ResponderEliminar